Estudantes de Agronomia em Glória vão ao perímetro de Lagarto conhecer irrigação pública da Cohidro

A chuva da última sexta-feira (20), não impediu que a turma do curso de Engenharia Agronômica, que estuda no Campus Nossa Senhora da Glória da Universidade Federal de Sergipe (UFS), visitasse as estações meteorológicas, de bombeamento (EB) e lotes produtivos do Perímetro Irrigado Piauí. Administrado pela Cohidro em Lagarto.

O gerente do perímetro, Gildo Almeida, levou os estudantes até uma propriedade rural que recebe água de irrigação e assistência técnica do Governo de Sergipe para o cultivo de alimentos, detalhando o funcionamento do serviço prestado pela Cohidro em 421 unidades produtivas em Lagarto. Enquanto que o técnico agrícola da Cohidro, Marcos Emílio, mostrou e explicou o funcionamento da estação meteorológica e da EB-02, anexas ao escritório da empresa naquele município.

As estações meteorológicas instaladas nos perímetros irrigados medem os índices de chuva, umidade, temperatura e intensidade solar; para determinar quando e o quanto de água deve ser usada para irrigar naquela localidade. Já as estações de bombeamento pressurizam a água coletada de reservatórios ou barragens, para enviar até os os lotes agrícolas por uma rede de tubulações.

 

Última atualização: 3 de junho de 2022 19:47.