
Tendo a assistência técnica da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) como o pilar inicial para a sua fundação, há dois anos, a Associação Sergipana de Orgânicos – Bio5 é formada por produtores agroecológicos do Perímetro Irrigado Califórnia, pólo agrícola administrado pela Empresa Pública em Canindé de São Francisco. O grupo estabeleceu, como regra fundamental, que os associados seriam agricultores familiares e todos os integrantes, de cada um desses lares, iriam participar das ações. Assim, não demorou em surgir uma ala jovem dentro desta entidade, a B5-Jovem.
Nesta quinta-feira, 4, no Salão nobre do Hotel Águas do Velho Chico, 30 desses jovens receberam certificados de conclusão do “Curso Empreender no Campo”, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar-SE) e outros 30 do “Curso de Comunicação, Oratória e Radialismo”, oferecido pela própria Bio5. As duas capacitações têm, respectivamente, a intenção de inserir esses adolescentes no processo da produção rural das famílias, focando na comercialização dos alimentos e também criar um subgrupo responsável pela divulgação externa das ações da Associação, agregando a função de ser um veículo de conscientização à comunidade rural.
Esses jovens que participaram dos cursos já têm campo de atuação garantido. Por um lado, a Bio5 acabara de ganhar 10 barracas padronizadas da Feira da Agricultura familiar da Seidh (Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos), para atuar na feira livre de da Cidade, em espaço cedido pela Prefeitura Municipal de Canindé. Além disso, os jovens da outra frente de trabalho, a da comunicação, vão ter um horário semanal na rádio local Xingó FM e na rádio comunitária canindeense Amanhecer FM, todos os dias.
Camila Xavier Costa, Engenheira Agrônoma e instrutora do Senar-SE, explica que o curso de 40 horas, que ela aplicou em Canindé, teve a intenção de levar ideias para incrementar o negócio agrícola existente ou para motivar a criação de novos empreendimentos. “O curso busca capacitar os jovens que estão sem uma atividade. Pudemos observar que lá os lotes são pequenos, não há muito que fazer para os jovens, mas eles podem trabalhar em atividades que agreguem valor à produção, como no beneficiamento e na comercialização destes produtos,” informou.
Emprego e renda
O técnico Agrícola Tito Reis da Cohidro, que também Técnico em Radialíssimo, é o representante da Empresa Pública que motivou criação da entidade e desenvolve, junto das famílias de produtores, todas essas atividades. “Com essas mobilizações, eles estão diminuindo custos de produção e aumentando a renda familiar. Esses jovens estão agora mais preparados para oferecer os produtos gerados pelas famílias e também estão ‘afiados’ para divulgar as realizações a toda sociedade e levar a informação, o conhecimento agroecológico para a sua comunidade, através do rádio”, destacou ele, que foi o instrutor do curso de comunicação.
O presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano, também reforça a questão da geração de empregos. “O jovem, nas pequenas propriedades rurais vira mão de obra excedente, pois não vai adquirir uma renda significativa só como ajudante dos pais. Assim, o caminho natural deles acaba sendo a cidade, o êxodo rural e como consequência, aquela unidade agrícola não vai ter um herdeiro para tocar a plantação. Se um projeto exemplar como este, dá chance do jovem se desenvolver em outras áreas sem abandonar o campo, garante renda para ele ajudar a família e para ele se estabelecer”, comenta, parabenizando os servidores de Canindé por este trabalho.
Edmilson Cordeiro, gerente do Perímetro Califórnia, apoia a iniciativa da Bio5 e espera que essa semente plantada por eles instigue, nos demais produtores do pólo de irrigação, este espírito de mobilização. “Gostaríamos de ver todo setor produtivo que se desenvolve dentro do Perímetro e que subdivide os 333 lotes de produtores, ativo dessa forma, se organizando em associações que os ajudem a prosperar da mesma forma que a Bio5. A Cohidro aqui em Canindé estará sempre disposta ajudar, como faz no caso dessa associação de orgânicos”, reforçou.
Presidente da Bio5, Rosângela Oliveira Andrade estabelece que objetivo principal dos cursos era o de capacitar os jovens ao mercado de trabalho. “E o intuito maior deste espaço no radio é de divulgar o trabalho, os produtos que já estamos comercializando e produzindo e dar dicas, para tentar conscientizar sobre o uso dos defensivos. Usando uma linguagem jovem no rádio, vamos atingir os filhos e eles terão uma persuasão maior, uma forma de fazer chegar essa informação em cada casa”, advertiu ela, acreditando que essa divulgação também vá atrair mais famílias de agricultores interessadas em aderir à Associação, como consequência, não sendo esse o objetivo do grupo.
O Promotor Público de Canindé, Dr. Emerson Oliveira, presente ao evento destacou a importância destas capacitações para a juventude Canindeense. A mesa foi também composta pelo Radialista Arnoud Andrade (Xingó FM), Franklin Roosevelt (Supervisor da Senar), Jornalista Bruno Balbino (Amanhacer FM), Secretário Municipal de Agricultura Carlos Fonseca, Secretária Municipal de Bem Estar Social e do Trabalho Leila Santos, Coordenadora do CRAS Angela Lima, Vereador Rildo Andrade e Rita Selene, Coordenadora da Emdagro.








