Na terça-feira (07), no Perímetro Irrigado Piauí em Lagarto, irrigantes se reuniram no escritório da Cohidro para conhecer as propostas de microcrédito rural específicas para os agricultores familiares com a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) do Grupo B, com renda bruta familiar até R$ 23 mil, oferecidas pelo Banco do Nordeste (BNB) em seu Programa de microfinanças ‘Agroamigo’.
A Cohidro, que administra aquele perímetro do Governo do Estado de Sergipe, fornecendo água para irrigação e assistência técnica nas propriedades agrícolas nele compreendidas; colaborou na formalização dos agricultores. Facilitando a emissão de toda a documentação para que eles pudessem participar da linha de crédito subsidiada com recursos federais.
Para a companhia estadual, facilitar o acesso ao crédito significa maior produção, renda e oferta de alimentos. Correspondendo positivamente ao investimento feito pelo Governo do Estado em tecnologia e recursos hídricos para o agricultor cultivar e colher o ano inteiro.
A maioria dos irrigantes presentes ao encontro topou a proposta do BNB. Vendo a vantagem de tomar o empréstimo que, ao ser quitado, o agricultor familiar paga um valor menor do que recebeu e com a renovação automática do microcrédito. Desde que ele cumpra corretamente com as suas obrigações com o banco e siga as regras do programa.


