Hoje as divisões de Saúde e Segurança no Trabalho (Dissa) e Divisão de Bem-estar Social (Dibem) da Cohidro deram início ao à Campanha do Novembro Azul. Percorreram os setores da sede da empresa distribuindo panfletos educativos e as fitinhas, para uso dos simpatizantes à campanha de conscientização aos cuidados da saúde de homem, principalmente o incentivo ao diagnóstico precoce do Câncer de Próstata.
Ainda, no dia 20, será realizada atividade temática ao Novembro Azul, com apresentação de teatro educativo e um bingo recreativo, voltado aos homens do quadro funcional da companhia. Aguardem!
O material informativo (também já disponibilizado, com as fitas, às unidades da Cohidro no interior do estado) dá dicas sobre sintomas e alerta quanto aos riscos que todo homem, acima dos 40 anos, corre de contrair o Câncer de Próstata. Confira o panfleto na íntegra:

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversos setores da sociedade, incluindo Governo, Empresas, Instituições Sociais e Cidadãos, que ocorre sempre no mês de novembro. A campanha é dirigida à sociedade, especialmente aos homens, para conscientização de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversos setores da sociedade, incluindo Governo, Empresas, Instituições Sociais e Cidadãos, que ocorre sempre no mês de novembro. A campanha é dirigida à sociedade, especialmente aos homens, para conscientização de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Novembro foi escolhido como mês oficial de conscientização sobre o câncer de próstata. O dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O “Azul” veio da cor oficial usada como símbolo de combate à doença, surgindo assim o Novembro Azul, movimento que prioriza ações de conscientização sobre a neoplasia (câncer ou tumor).
O QUE É A PRÓSTATA?
próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. Situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela produz cerca de 70% do sêmen, e representa um papel fundamental na fertilidade masculina.
CÂNCER DE PRÓSTATAO
câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de 66 anos. Homens a partir dos 50 anos devem procurar alguma unidade de saúde para realizar exames de rotina.
O câncer de próstata é a terceira principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão e o câncer colorretal. As estimativas do Instituto Nacional de Câncer, para 2016/2017, são de 61.200 novos casos de câncer de próstata.
Cerca de 1 em 7 homens será diagnosticado com câncer de próstata durante a vida, e cerca de 1 homem em 39 morrerá de câncer de próstata.
O câncer de próstata pode ser uma doença grave, mas a maioria dos homens diagnosticados com a doença, não morrem por causa dela. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos.
FASES DO HOMEM
• Na Infância: A prevenção e os cuidados com a saúde do Homem devem começar cedo. Essa é a melhor forma de viver bem em todas as fases da vida!
• Na Adolescência: Perdemos o medo com as DST’s. A informação, o diálogo e o enfrentamento podem reverter o crescimento alarmante dessas doenças.
• Vida Adulta: As doenças que mais matam são as que podem ser prevenidas. Conscientização e mudança de postura podem interromper esse ciclo.
• Terceira Idade: Os hábitos saudáveis e a rotina de consultas e exames são incentivos que todo homem devem oferecer à sua família.
FATORES DE RISCOS:
• Idade: Homens acima dos 50 – ou 45 se fizerem parte do grupo de risco – devem ir ao urologista anualmente;
• Histórico Familiar: Se algum homem da família já teve câncer de próstata, a chance de desenvolver a doença é ainda maior.
• Cor de Pele: Homens negros têm mais casos desse tipo de câncer
.• Obesidade: Homens com sobrepeso ou obesos, além daqueles que fazem abuso do álcool e tabaco, tem mais chance de contrair a doença.
O CÂNCER DE PRÓSTATA EM ESTÁGIO INICIAL GERALMENTE NÃO CAUSA SINTOMAS, ENQUANTO EM ESTÁGIO AVANÇADO PODE PROVOCAR ALGUNS, COMO:
• Micção frequente;
• Fluxo urinário fraco ou interrompido;
• Impotência;
• Vontade de urinar frequentemente à noite;
• Sangue no líquido seminal;
• Dor ou ardor durante a micção;
• Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés;
• Perda do controle da bexiga ou intestino devido a pressão do tumor sobre a medula espinhal.
EXAMESO
toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Para um diagnóstico final, é necessário analisar parte do tecido da glândula, obtida pela biópsia da próstata.
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal feito e o PSA. Segundo especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom, por exemplo.
Um dos grandes tabus para a prevenção de mortes por câncer de próstata é o preconceito contra o exame preventivo. A campanha visa conscientizar a necessidade do preventivo, e o fato de que este preconceito pode ser fatal, como muitas vezes, infelizmente, acaba sendo.
TRATAMENTO
Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. Para doença metastática (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento escolhido é a terapia hormonal.
A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.
É POSSÍVEL REDUZIR O RISCO DE CÂNCER DE PRÓSTATA?
Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
Converse sempre com seu urologista sobre o tema, tirando dúvidas e quebrando preconceitos. Lembre-se que a detecção precoce pode salvar a sua vida!
“Por meio da informação, junte-se a nós na conscientização dos cuidados com a saúde e mudança de hábitos, da importância do diagnóstico precoce e adesão ao tratamento”.
DURANTE TODO O MÊS DE NOVEMBRO, SERÃO REALIZADAS NA COHIDRO ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E A SAÚDE DO HOMEM.
FAMÍLIA COHIDRO
Conteúdo produzido pelas divisões de Saúde e Segurança do Trabalho (Dissa) e Bem-estar Social (Dibem) da Cohidro



























